Fórum deste ano contará com a presença de dois senadores

Finalmente ficou pronta a programação do 2º Fórum Social da Mogiana (FSM). Ela foi fechada na manhã desta sexta-feira, 4. Suas atividades começam na terça-feira, 8, às 19h30, no Mercado Cultural, com a exposição e lançamento do livro ”O Orgulho de ser Assentado”, com o jornalista e fotógrafo Douglas Mansur. A exposição seguirá, junto com as obras de Sebastião Salgado e da feira de livros usados, até domingo, 13, no Mercado Cultural.
Este ano o Fórum terá seis dias de evento, dois a mais do que em 2009, sendo que a maioria das atividades estará concentrada no final de semana de 11, 12 e 13. O evento é coordenado pelo Comitê de Organização, junto com a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC).
O FSM é um espaço aberto de encontro plural e diversificado que pretende estimular, de forma descentralizada, o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências em ações concretas pela construção de um mundo mais solidário, democrático e justo, principalmente nas 21 cidades da região.
Personalidades como os jornalistas Alípio Freire e Cristiano Navarro, e os deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, que participaram da primeira edição, estarão de volta. Mas também haverá participação importante de pessoas como a do senador Aloizio Mercadante, do juiz de direito Wladimir Massaro, da diretora do Departamento de Consórcios e Comitês Intermunicipais da Prefeitura de Rio Claro Raquel Bovo, do gestor e especialista em Políticas Públicas Márcio Pozzer, entre outros.
O senador Eduardo Suplicy, que também esteve na primeira edição, prometeu estar presente novamente este ano. Por telefone, no feriado de quinta-feira, 3, (Corpus Christi) disse que virá, mas que não tinha como fechar a data e o horário exato antes de segunda-feira, 8. “Quero estar presente e contribuir com esse evento tão importante para a região”, disse ele.
A novidade deste ano foi à adesão de várias entidades, o que não ocorreu o ano passado justamente por ter sido o primeiro. “As pessoas não sabiam bem o que era e nem como seria toda a dinâmica. Acredito que conseguimos, junto com a FEUC e parceiros importantes como a Prefeitura de São José do Rio Pardo e a Associação Comercial e Industrial (ACI), mostrar que a região quer discutir um caminho mais sustentável, justo e igualitário para todos. Isso ficou evidente pelo número de pessoas que participaram das atividades em 2009”, disse Miguel Paião, membro do Comitê Organizador do Fórum.
A diretora da FEUC, Isabela Bozzini disse que este ano houve a preocupação Comitê de se ter no evento mais atividades culturais. “Conseguimos a adesão de dois grupos de teatro, o CENA IV, que irá trazer a peça “O Mercador de Veneza” de Shakespeare, e o Grupo de Teatro Popular Cara e Coragem, que trabalha o Teatro do Oprimido, e que apresentará o espetáculo “Aviltadas”. Temos ainda exposição, mostra de filme e a ainda a grande apresentação da Orquestra de Cordas do Pólo Avançado de Tatuí/São José do Rio Pardo”.
“Não podemos esquecer de citar agência Rossi & Salles, a Mixagem Web Rádio, Fundação Educacional, Cândido Rodrigues, o Jornal Zinho, Câmara Municipal, Bananada Fazendinha, o Sindicato dos Servidores Públicos e, principalmente, a Prefeitura, ACI e o DEC”, disse Isabela.
Paião explicou que as dificuldades para se criar um evento como esse são enormes. “Primeiro tivemos que transferi-lo de maio para junho, inicialmente com apenas três dias. Mas depois, à medida que foi havendo procura, tivemos que ampliar o número de dias até que se chegasse aos seis dias”, finalizou Paião.






O Fórum Social da Mogiana é um espaço aberto de encontro plural e diversificado que pretende estimular, de forma descentralizada, o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências em ações concretas pela construção de um mundo mais solidário, democrático e justo.

A distância dos grandes centros faz com que a nossa região - composta por 21 cidades - sofra de eminente atrofia de reflexão , criação cultural e político-social. Estamos geografiamente ilhados no leste paulista. Por isso, a proposta do Fórum é fazer com que a região se debruce sobre a realidade do mundo e reflita o papel de cada município dentro do cenário estadual e federal. Desta maneira, cada município estará contribuindo para que a região e os movimentos nela emergidos, inclusive os respectivos formadores de opinião, não sirvam apenas de meros reprodutores de notícias e passem a ser agentes de sua própria história. Transformações importantíssimas como a crise econômica (capitalismo/neoliberalismo), os problemas políticos dos últimos anos, as mudanças e as necessidades no sistema educacional, os movimentos sociais, a expansão da cana-de-açúcar e seus reflexos, são apenas alguns dos temas que são necessários discutir, refletir e propor ações.





segunda-feira, 11 de maio de 2009

Programação

Dia 14
Quinta-feira
10h
Fundação Educacional
Contracorrente, nas águas de um Rio Pardo
Diretor do Meio Ambiente da Prefeitura de S.J.do Rio Pardo Felipe Quessada
Departamento de Meio Ambiente de S.J.do Rio Pardo


Dia 15
Sexta-feira
19h
Mercado Municipal
Mostra de painéis sobre as estações da Mogiana
Alunos do Curso de História da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)
Departamento de História e de Geografia da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)
19h30
Mercado Municipal
Abertura Oficial do Fórum
Comitê Organizador. Presença do Prefeito de S.J.do Rio Pardo
Comitê Organizador e FEUC
19h45
Mercado Municipal
Apresentação de
Orquestra
Orquestra de Sopro do Pólo Avançado do Conservatório Musical de Tatuí – regência do maestro Agenor Ribeiro Netto
Pólo Avançado do Conservatório Musical de Tatuí/ S. J. do Rio Pardo
Dia 15
20h30
Mercado Municipal
Um olhar sobre a Mogiana – história, economia e vocação
Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal Isaac Samuel dos Reis; deputado estadual Simão Pedro; Gerente Regional do Sebrae Paulo Cereda
Comitê Organizador e FEUC

Dia 16
Sábado
10h
Biblioteca Municipal
Desenvolvimento sustentável e sociedade de consumo -
meios de produção agrícola como mecanismo de desenvolvimento regional e geração de emprego
Deputado federal Paulo Teixeira; professor da Fundação Getúlio Vargas Paulo Bento; prefeito de Várzea Paulista Eduardo Pereira
Comitê Organizador e FEUC
14h
Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)
Juventude – acesso e inclusão à educação e a cultura como ferramenta de cidadania
Socióloga Helena Abramo; senador Eduardo Suplicy; gerente de Articulação Nacional do Ministério da Cultura Fred Maia
Comitê Organizador e FEUC
16h30
Câmara
A Logosofia e a nova cultura da humanidade
Equipe da Fundação Logosófica (em prol da superação humana) de São José do Rio Pardo
Fundação Logosófica
16h30
Câmara
Cultura e Comunicação -
As possibilidades culturais e a mídia alternativa como ferramenta de transformação
Diretor do Instituto 14 Bis de Educação e Cultura, Mauri Palos e o jornalista Daniel Merli
Comitê Organizador e FEUC
18h
Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)
Questão Indígena – um país do tamanho dos seus povos
Jornalista, documentarista e indigenista Cristiano Navarro
Comitê Organizador e FEUC
20h
Mercado Municipal
Sarau Cultural – Acendendo a chama da Cultura
Sarau Encontro das Artes –
Direção Alessandra Filippi Espírito Santo do Pinhal
Sarau Encontro das Artes

Dia 17
Domingo
10h
Biblioteca Municipal
Reflexões sobre a crise – Os desafios para geração de emprego
Jornalista e editor do jornal Brasil de Fato Alípio Freire
Comitê Organizador e FEUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário